SOHIMERJ  
Home Cursos Profis. Hipnólogos Diretoria Congressos Contato
   

SOHIMERJ

REGRESSÃO DE MEMÓRIA

O passado começa quando?

Conforme for a sua crença o passado pode começar na infância. Para alguns na vida intra-uterina. Para poucos o passado começa na fecundação. E para os reencarnacionistas o passado tem início quando a pessoa nasce trazendo reminiscências de outras vidas.

Costumo dizer que terapeuta não tem religião. Quem tem religião é o paciente. E está religião terá que ser respeitada.

O passado pode ser pesquisado por livre associação ou por regressão de idade ou por conexão com o inconsciente.

A livre associação faz parte de psicanálise, a regressão de idade faz parte da hipnose e conexão com o inconsciente faz parte da psicologia.

Estes diferentes procedimentos são para ajudar a reminiscência.

Na regressão de idade a reminiscência pode ser realizada fazendo a pessoa hipnotizada descer uma escada com tantos degraus quantos são seus anos de vida. Em cada andar ele procura lembrar de alguns acontecimentos traumático que faça sentido com a queixa que está sendo questionada ou, ainda hipnotizado, imagina que está em um andar e desce em um elevador tantos andares quantos são seus anos de vida. Em cada andar procura-se saber se houve algum acontecimento traumático que faça sentido com a queixa que está sendo tratada.

A mim me parece que o melhor procedimento é a regressão com a conexão com o inconsciente. Neste procedimento levanta-se a queixa principal com detalhes. Faz-se uma hipnose Ericksoniana. Diz-se ao paciente que ele vai lembrar de todo o seu passado. Fala-se que iremos contar de 3 a 1 e que quando chegar em 1 ele vai falar a primeira palavra que lhe vier à mente.

Esta palavra lembra outra que por associação de imagens e idéias trarão outras e assim por diante até chegar ao núcleo traumático onde estão os acontecimentos que fazem sentido com a queixa principal.

A regressão feita assim não aprisiona o paciente em faixas etárias deixando a pessoa livre para aflorar o que lhe vier à mente. Por isso algumas vezes o paciente se vê vestido com roupas de outras épocas e em locais de outras vidas.

Quando isso acontece a regressão segue normal. Não é a historia da vida que se procura e sim o emocional dos acontecimentos. É este emocional que deverá ser tratado.

Na conexão com o inconsciente além de se fazer o diagnóstico clinico, poderemos fazer o tratamento com uma redecisão de vida para que cada dia o paciente esteja cada vez melhor.

Texto escrito por: Jarbas Delfino dos Santos – Médico e Hipniatra CRM. 52.06485-6

Ex-presidente da SOHIMERJ, Diretor de Cursos e Professor de Hipnose Clássica, publicação Revista Básica no mês de novembro de 201

 

Sobre a Hipnose

Conheça mais sobre a História da Hipnose

Saiba Mais

Livros

Alguns livros por nós recomendados...

Saiba Mais

Artigos

Artigos dos mais renomados Hipniátras.

Saiba Mais