SOHIMERJ  
Home Cursos Profis. Hipnólogos Diretoria Congressos Contato
   

SOHIMERJ

A HIPNOSE NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

Entre as doenças da atualidade qual é a maior procura no tratamento com hipnose?

A SOHIMERJ – Sociedade de Hipnose Médica do Estado do Rio de Janeiro possui uma clínica de hipnose e atendemos em média de 100 a 120 pessoas por semana, 60% da procura por tratamento com hipnose é para os casos de depressão.

Quais são as principais características da depressão?

- Humor deprimido.

- É comum após uma perda significativa o indivíduo apresentar um quadro depressivo, a perda pode ser: financeira, saúde, ente querido, posição social, profissional ou até mesmo um bicho de estimação.

- A pessoa fica sem energia, cansada, desanimada, triste, angustiada e sem vontade para realizar as tarefas mais simples do dia a dia.

- Altera o apetite, alguns pacientes perdem o apetite e outros comem demais.

- Em relação ao sono, há pessoas que dormem demais e outras que perdem o sono, ou até mesmo tem um sono muito ruim, agitado, acorda várias vezes na noite, tem dificuldade para começar a dormir. Ou seja péssima qualidade do sono.

- Quando a depressão já está mais acentuada compromete a higiene, a pessoa não toma banho, não escova os dentes e não faz a barba (homens) e ficam vários dias sem fazer a higiene. Não ter vontade de realizar a higiene é comum no quadro depressivo, mas de modo geral a pessoa faz por obrigação, mesmo sem vontade.

- Compromete também os pensamentos, geralmente são pensamentos negativos, de menos valia, culpa e fracasso. Nos casos mais graves os pensamentos de morte são muito freqüentes e alguns indivíduos chegam a tentativa de suicídio.

- Perda da libido, quando se tem parceiro a relação sexual fica cada vez mais escassa e a pessoa perde o desejo.

- É muito comum o paciente se isolar, não sentir vontade de sair, diminuindo assim as possibilidades de relacionamentos.

- Muitas pessoas apresentam dificuldade de concentração, a memória fica ruim.

- Algumas pessoas sentem-se muito sensível ou até mesmo choro freqüente sem motivo aparente.

Como se trata depressão com a técnica de hipnose?

Para começarmos o tratamento com hipnose, primeiro temos que conhecer muito bem o paciente, através de uma anamnese bem detalhada. A hipnose é uma técnica personalizada, para cada paciente uma prática específica, que tem relação com sua história e suas vivências, somente a partir da segunda ou terceira sessão é que começamos a utilizar os recursos da hipnose.

No momento em que o paciente está em estado de transe (com a freqüência cerebral diminuída) o hipnólogo faz as sugestões que são adequadas para tratar a depressão. No momento do transe hipnótico o paciente irá produzir maior quantidade de serotonina, substância de prazer que é liberado pelo cérebro, geralmente pessoas depressivas diminuem a produção de serotonina, já, haverá um grande benefício.

Quais são os primeiros sinais de um quadro depressivo?

De repente os sintomas aparecem, começa com uma leve tristeza, desanimo, sem vontade de fazer nada, o sono fica ruim, acorda sempre cansado, o sono não é recuperador. É muito comum nos primeiros sinais a pessoa querer se livrar destes sintomas logo, pois é da natureza humana evitar a dor e buscar o prazer, ninguém quer sofrer, e algumas fazem uso da auto medicação, cuidado! O remédio indicado para uma pessoa pode não ser adequado para outra, e muitas vezes quando a depressão é inicial ou leve somente com as sessões de hipnose o indivíduo melhora e não precisa tomar remédio.

É importante saber diferenciar uma tristeza de um quadro depressivo. A tristeza, assim como emoções de medo, ansiedade, raiva e outros sentimentos, fazem parte da nossa vida, quando estão muito intensos e prolongados é que podemos procurar ajuda profissional com psicólogo.

Texto escrito por: Miriam Pontes de Farias – Psicóloga e Hipnóloga CRP 05/25815

Diretora, professora e supervisora de Hipnose da SOHIMERJ, pu


 

Sobre a Hipnose

Conheça mais sobre a História da Hipnose

Saiba Mais

Livros

Alguns livros por nós recomendados...

Saiba Mais

Artigos

Artigos dos mais renomados Hipniátras.

Saiba Mais