SOHIMERJ  
Home Cursos Profis. Hipnólogos Diretoria Congressos Contato
   

SOHIMERJ

O QUE É HIPNOSE?

Hipnose é quando você concentra sua atenção em um foco e dispersa os estímulos periféricos. Durante o dia entramos em estado de hipnose em várias atividades cotidianas, tais como: ler um livro, assistir um filme ou um programa de tv, prestar atenção em uma conversa, a diferença desta hipnose para hipnose clínica é que aprofundamos o estado de atenção concentrada (estado de transe), neste momento o paciente fica mais receptivo a voz do hipnólogo, há uma diminuição na freqüência cerebral e a sugestão é aceita com mais naturalidade.

Por que será que muita gente tem medo de fazer tratamento com hipnose?

Isto acontece por causa dos mitos que estão acerca da prática da hipnose.

Tais como:

- Achar que pode dormir ou perder a consciência.

Isto não acontece, na hipnose não se dorme ou perde a consciência, é um estado de relaxamento profundo, a hipnose é um estado intermediário, ocorre entre o sono e a vigília.

- Que vai ficar nas mãos do hipnólogo.

É importante ressaltar que o hipnólogo não tem nenhum poder sobrenatural, é um profissional formado em Psicologia, medicina ou odontologia, somente estas 3 áreas podem usar a hipnose, pois tem a regulamentação dos Conselhos Federais.

A hipnose é uma prática médica foi aprovada em 20/08/99, sobre o Parecer Nº 42/99 do CFM (Conselho Federal de Medicina).

- Algumas pessoas associam hipnose a vidas passadas.

Não há nenhuma relação com hipnose e vidas passadas, na hipnose temos técnicas de regressão até o útero materno, a ciência não dá conta de vidas passadas, mas, se por ventura o paciente for a vidas passadas, o hipnólogo trata a emoção que aparecer, pois a emoção é real e ele está sofrendo, a emoção é atemporal.

- Alguns tem medo de ser hipnotizado e nunca mais voltar, ficar no transe para sempre.

isto é uma fantasia, não há risco no tratamento com hipnose, quando realizado com profissional capacitado, recomenda-se que antes de procurar um tratamento com hipnose procure saber a formação do profissional.


Quais são as principais indicações da hipnose?

A hipnose é indicada no tratamento da depressão, ansiedades, fobias, síndrome do pânico, estresse pós-traumático, tíques, obesidade, tabagismo, dificuldade de aprendizado, transtornos do sono, baixa auto-estima, compulsões, estresse, tartamudez (gagueira), doenças psicossomáticas e dores de uma forma geral, sobretudo enxaquecas. Também auxilia pessoas sadias que desejam mudar sua maneira de agir para melhorar seus desempenhos sociais, profissionais ou de relacionamentos e até mesmo os candidatos submetidos a provas e concursos.

Texto escrito por: Miriam Pontes de Farias – Psicóloga e Hipnóloga CRP 05/25815 – Diretora, professora e supervisora de Hipnose da SOHIMERJ, publicação revista Básica no mês de setembro de 2010

 

Sobre a Hipnose

Conheça mais sobre a História da Hipnose

Saiba Mais

Livros

Alguns livros por nós recomendados...

Saiba Mais

Artigos

Artigos dos mais renomados Hipniátras.

Saiba Mais