SOHIMERJ  
Home Cursos Profis. Hipnólogos Diretoria Congressos Contato
   

SOHIMERJ

ANSIEDADE

A ansiedade é, dentre os males da atualidade, um dos que acomete grande parte da população, inclusive crianças e adolescentes.

Na medida certa, ansiedade é uma condição humana e necessária para nossa existência. Ela nos impulsiona para realizarmos nossos sonhos, metas e projetos de vida. É importante lembrar que uma pequena dose de ansiedade é benéfica para nos colocar em movimento pela vida, é através dela que produzimos e criamos aquilo que imaginamos e desejamos. Entretanto quando ela está muito acentuada por um longo período é necessário procurar um tratamento, buscar ajuda com profissional (Psicólogo), pois pode trazer transtornos principalmente psicológicos e prejudicar o nosso dia-a-dia, e por fim nossa saúde física pode ficar comprometida.

A hipnose é uma técnica muito eficaz nos transtornos de ansiedade tais como:

- Transtorno de Pânico e Agorafobia (medo de lugares abertos).

- Transtorno de ansiedade social (Fobia Social).

- Fobias específicas (insetos, bichos, escuro, lugares fechados, injeção, sangue, altura, avião, tempestade etc...).

- TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizado.

- TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo.

- TEPT – Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

- Transtorno de Estresse Agudo.

A ansiedade é acompanhada de sensações corporais:

- Sudorese acentuada.

- Boca seca.

- Taquicardia, Aperto no peito.

- Respiração curta ou até mesmo falta de ar.

- Tensão muscular.

- Vertigem e/ou Tonteira.

- E outros...

É muito comum os sintomas físicos estarem acompanhados de muito medo e uma apreensão ou sensação que alguma coisa ruim irá acontecer com o paciente, ou com seus entes queridos.

De modo geral o paciente com ansiedade tem uma preocupação excessiva com o futuro se afastando do AGORA, seus pensamentos na maioria das vezes são pensamentos negativos sobre o futuro. A cabeça não para, pensamentos invasivos e repetitivos permeiam atividade mental como se fosse um disco arranhado. Isso compromete a qualidade a qualidade de vida e também a qualidade do sono.

A hipnose trata os transtornos de ansiedade e até mesmo uma ansiedade mais acentuada, através das técnicas de relaxamento, técnicas respiratórias, técnicas de induções diretas, ou até mesmo através de técnicas vivenciando o AGORA.

Texto escrito por: Miriam Pontes de Farias – Psicóloga e Pós-Graduada em Hipnose Clínica - CRP 05/25815, Diretora Professora e Supervisora de Hipnose da SOHIMERJ, publicação Revista Básica no mês Janeiro/2011

 

Sobre a Hipnose

Conheça mais sobre a História da Hipnose

Saiba Mais

Livros

Alguns livros por nós recomendados...

Saiba Mais

Artigos

Artigos dos mais renomados Hipniátras.

Saiba Mais